VLT Parangaba-Mucuripe ( I )











Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) :  Ramal Parangaba-Mucuripe

Principal obra de mobilidade urbana do Ceará para a Copa do Mundo, o VLT 'Ramal Parangaba-Mucuripe' teve sua obra iniciada em dezembro de 2012 com a limpeza de parte dos 12,7 km por onde os novos trens irão circular, além da marcação de locais para a construção do primeiro viaduto ferroviário, na Av. Dom Luís. 
O novo metrô leve cearense será construído pelo consórcio CPE-VLT Fortaleza, que venceu a licitação da nova linha férrea com a proposta de preço de R$ 179,54 milhões, valor 1,9% inferior aos R$ 183 milhões estimados pela secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) para as obras. 


A perspectiva inicial
O Ramal Parangaba-Mucuripe, em seu projeto original, previa 9 estações e uma extensão total de 12,7 quilômetros - são 11,3 km em superfície e mais 1,4 km em elevado entre a Parangaba e a Av. Aguanambi. Além das estações, o projeto concebe viadutos ferroviários sobre as avenidas Raul Barbosa, Pontes Vieira, Antônio Sales e Dom Luiz.
As nove estações: (1) Parangaba, (2) Montese (3) Vila União (4) Rodoviária, (5) São João do Tauape, (6) Pontes Vieira, (7) Antônio Sales, (8) Papicu, (9) Mucuripe.
O trecho ligando Parangaba ao Castelão teria 7 km, com três estações.

Público alvo
O ramal Parangaba-Mucuripe atravessa 22 bairros com uma área de abrangência de 505.162 habitantes e previsão de cerca de 90 mil passageiros diariamente.

A situação em dezembro de 2012
Ao longo de seu trajeto, o Ramal Parangaba Mucuripe terá oito estações: (1) Parangaba, (2) Montese, (3) Vila União, (4) Rodoviária, (5) São João do Tauape, (6) Pontes Vieira, (7) Papicu e (8) Mucuripe. Atualmente, os projetos básicos foram elaborados e estão em andamento as seguintes atividades: elaboração dos projetos executivos, cadastro social e avaliações de imóveis.
 
 


Desapropriações 
A primeira etapa de montagem do VLT está sendo realizada em locais onde não será necessário desapropriar residências, como os elevados da Parangaba e da Av. Aguanambi, e os viadutos ferroviários das avenidas Raul Barbosa, Virgílio Távora e Dom Luís.

Sobre os problemas envolvendo remoções de moradores, o governo cearense explica que cerca de 1.800 das 2.700 famílias da região já foram cadastradas para deixarem suas casas de acordo com a lei estadual 15.056.  
Pela legislação, os proprietários dos imóveis avaliados em até R$ 40 mil, além da indenização correspondente, receberão uma unidade residencial dentro do programa federal Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal, com prestações custeadas pelo estado. Já os donos de residências avaliadas acima de R$ 40 mil receberão o valor correspondente à desapropriação em dinheiro. 

Análise do entorno das estações
O Programa de Educação Tutorial (PET) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, realizou em 2012 estudos sobre a localização e área de influência de algumas das estações do VLT Parangaba-Muricupe.

Confira: pet.arquitetura.ufc.br/


VLT Parangaba-Mucirpe. Estação Vila União: estudo do entorno. PET Arquitetura.

Fonte: http://www.metrofor.ce.gov.br/
          http://www.secopa.ce.gov.br/
          http://www.portal2014.org.br/
          http://pet.arquitetura.ufc.br/